segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MOUSSAKA



 Hoje a viagem é até ao Mediterrâneo. Proponho-vos uma moussaka, um tipo de lasanha grega onde as folhas de massa são substituídas por beringela às rodelas. Embora existam versões que também usam camadas de batata, optei por usar apenas a beringela. Um prato aconchegante para estes dias que vão cada vez ficando mais frescos...

Beringela
Carne picada (tradicionalmente borrego, mas eu usei porco...)
Cebola
Alho
Polpa de tomate
Azeite
Sal e pimenta
Canela
Noz moscada
Folha de louro
Farinha
Leite

Comece por cortar as beringelas às rodelas e temperá-las com um pouco de sal. Coloque num prato e reserve durante, pelo menos 30 minutos.

Passe as beringelas por água e volte a temperar com um pouco de sal e pimenta. Coloque um fio de azeite numa frigideira e as beringelas para dourar. Retire-as para um prato sobre folhas de papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

Deite mais um pouco de azeite, as cebolas e o alho picado, deixando alourar. Acrescente a carne e tempere com sal e pimenta e adicionando um pouco de canela em pó. Junte a polpa de tomate e deixe cozinhar.

Enquanto isso prepare o molho, colocando o azeite e uma folha de louro num tacho. Quando estiver quente deite a farinha. Mexa e acrescente o leite. Envolva bem e tempere com sal e noz moscada. Mexa até obter um preparado cremoso e aveludado. Se vir que o molho está muito grosso adicione mais um pouco de leite e mexa bem.

Comece a dispor as camada num pirex, começando por uma camada de molho. Depois as beringelas, a carne e novamente as beringelas. Termine com uma camada de molho branco.

Leve ao forno a gratinar.

Delicie-se!!

6 comentários:

  1. Gostei da sugestão, tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Humm... Paula, gosto destas tuas viagens :-)
    Trazem sabores invulgares e ricos !

    A moussaka é uma proposta fantástica, ficou com um aspecto delicioso ! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de viajar num prato de comida :)
    E adoro moussaka e beringela.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!