segunda-feira, 29 de abril de 2013

SOPA DE LENTILHAS COM RAS EL HANOUT



  E que tal uma sopinha saudável, saborosa e com um cheirinho a especiarias para uma Meatless Monday?

  O Ras el Hanout é uma mistura de especiarias típica do norte de áfrica, a melhor mistura de especiarias que o dono da loja tem para vender, e que, por isso apresenta várias variações. Eu comprei uma já preparada e que continha açafrão, cominhos, sementes de coentro, malagueta, cardamomo, canela, noz moscada e cravinho, entre outros...

Azeite
Cebola
Alho
Ras El Hanout
Pimento
Xuxu
Abóbora
Cenouras
Tomate
Lentilhas
Aletria
Queijo curado de cabra
Coentros

Coloque num tacho o azeite, a cebola e o alho. Coloque um pouco de ras el hanout e deixe apurar.

Acrescente o pimento e o tomate sem pele e sem sementes.

Acrescente água a ferver e a abóbora, o xuxu e as cenouras.

Deite cozer e triture tudo fazendo um creme sedoso.

Acrescente as lentilhas e deixe cozer.

Se necessário rectifique os temperos deitando sal.

Quando as lentilhas estiverem quase cozidas deite a aletria partida e pedacinhos.

Sirva com queijo de cabra em pedaços e coentros frescos picados.

Bom apetite!

32 comentários:

  1. Bem...Esta sopinha deve ser tão saborosa...já lhe sinto o cheirinho! :)*

    ResponderEliminar
  2. Que sopa deliciosa, adorei e acho perfeita para as noites que têm estado frias

    ResponderEliminar
  3. Tem muito bom aspecto: que maravilha. Haverá cá à venda facilmente? Gosto muito deste tipo de sopas.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha deve ser esta sopinha!
    Já almoçava... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei a sopa! E essa mistura de especiarias parece-me fantástica, tantas e todas elas maravilhosas :) Imagino que seja bem saborosa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Os aromas desta sopa já me fizeram viajar até Marrocos:)
    Onde compraste a mistura de especiarias?!

    Beijinhos e uma excelente semana querida!


    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/04/pavlova-com-morangos-e-pistachios-em.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Esta que usei não comprei por cá, mas sei que se vende no El Corte Inglés.

      Beijinhos

      Paula

      Eliminar
  7. Hummmmm.....sopinha perfeita, ótima sugestão!

    Beijos, boa semana!

    ResponderEliminar
  8. A sopa é perfeita nestas noite mais frias...adorei os legumes e fica com certeza rica em vitaminas!
    Beijos e uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  9. Adoro sopinhas assim, substanciosas e com especiarias, ficam delicisas e perfumadas. Adorei a sua,ficou linda. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  10. oi linda tudo bem? sopinhas assim são ótimas mesmo ..hoje também tenho sopa ..aqui meus meninos adoram faço sempre no jantar são divinos ..amei bjinhos doces

    ResponderEliminar
  11. Nunca comi lentilhas.
    Essa sopa ficou com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Como o tempo ainda não está bem primaveril, essa sopinha seria fantástica para logo ao jantar.
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. não conhecia essa massala, mas parece ser bem interessante.
    A cor ficou linda!!!

    ResponderEliminar
  14. É só novidades! Não conheço esse ingrediente! :( Ras El Amoult!? Não conheço! Mas lentilhas. Sim! :) Adoro!
    Essa mistura de especiarias parece-me ser fantástica! Adoro especiarias! Excelente sugestão! Mesmo a meu gosto. ;)

    Beijinhos e boa semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  15. Sopinha bem gostosa para as nossas noites de outono... delicia...
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  16. Fiz uma de grão no outro dia com o dito ras el hanout; com lentilhas também deve ficar muito bom!

    ResponderEliminar
  17. E eu que gosto tanto de lentilhas :D Que tentação de receita :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  18. Que prato de sopa lindo
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  19. Olá Paula,
    Sem dúvida é uma sopinha reconfortante e com açafrão é deliciosa.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  20. Olá Paula, com estes ingredientes esta sopa só pode ter ficado muito saborosa!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  21. Esta sopinha so pode mesmo ser uma verdadeira delicia!!! Gostei da ideia!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  22. so comi uma vez lentilhas mas a tua sopinha ela tem um aspecto mt bom gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  23. Eu amo sopas!!! E esta entrou para minha lista de fazer rápido.
    bjo

    ResponderEliminar
  24. Adoro sopas! Nunca comi lentilhas, mas já vi tantas receitas que ando curiosa. Em relação à especiaria também não conhecia.
    bjs e uma boa semana

    ResponderEliminar
  25. Oh Paulinha, o teu email desta receita nao me chegou! É normal??
    Bem tb nao importa que eu vim na mesma....
    Eu imagino esta sopa...Primeiro adoro lentilhas!!! Mas adoro mesmo... Ate poderia comer todos os dias que nao me chateava! Mas o que me fascina mais, sao as especiarias!! Ainda estou num relação de descoberta, mas ja fiquei a matutar!!
    Posso ir buscar um pratinho?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Mena!
      Acho que o email demora algumas horas a chegar!... Daqui a pouco já chega à tua Sibéria! ;)
      E tenho aqui um pratinho à espera!
      Bjs

      Eliminar
  26. Paula querida, nunca fiz sopa de lentilha, mas adorei a receita e tenho todos os ingredientes por aqui, menos o Has-el-hanout, mesmo s/esse ingrediente vou fazer a sopa pq achei a receita perfeita p/o meu gosto.

    Bjsssssss amiga e que a tua semana seja de sucesso e muito abençoada

    ResponderEliminar
  27. Hmmmm esta sopa deve ser deliciosa!
    Gostei muita da forte presença das especiarias. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!