terça-feira, 6 de março de 2012

COPENHAGA

Copenhaga, Kobenhavn, na sua origem, terra de marinheiros, de pescadores, apresenta-nos o Nyhavn, convidando a uma viagem até tempos idos...


Uma das especialidades gastronómicas dinamarquesas é o Smorrebrod, que literalmente significa "pão com manteiga", um tipo de sanduiche aberta recheada com os mais diversos ingredientes e tradicionalmente feita com o pão escuro típico, o rogbrod. Era inicialmente um prato levado pelos trabalhadores para o trabalho e que utilizavam principalmente queijo ou salsicha. Com o desenrolar do tempo e com a melhoria das condições financeiras o recheio diversificou-se.

Deixo-vos aqui algumas sugestões.



SMORREBROD DE CAMARÃO

Pão integral escuro
Maionese
Camarões
Alho
Azeite
Salsa picada
Sumo de laranja
Ovos cozidos
Rodelas de laranja

Salteie os camarões em azeite e alho. Quando estiverem prontos acrescente um pouco de sumo de laranja e deixe evaporar. Polvilhe com a salsa finamente picada.

Corte o pão em retangulos e barre com maionese. Disponha os camarões por cima e cubra com as rodelas de ovo cozido. Finalmente decore com as rodelas de laranja.


SMORREBROD DE SALMÃO FUMADO

Pão integral escuro
Queijo creme para barrar
Salmão fumado
Morangos
Estragão

Corte o pão de acordo com as dimensões desejadas e barre com o queijo creme.
Coloque uma fatia de salmão fumado por cima e decore com uma rodela de morango. Polvilhe com o estragão. Se não gostar do sabor do estragão substitua por salsa picada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!