terça-feira, 21 de maio de 2013

IOGURTE CASEIRO COM MEL E AVEIA



   Assim que vi esta receita de iogurte caseiro no blog da Oslaine resolvi logo experimentar. É uma receita de iogurte sem a utilização de iogurteira (que não tenho) e que por isso me levou logo a pôr as mãos à obra. Resulta muito bem e permite-nos colocar a imaginação em ação e preparar iogurtes deliciosos!

  Esta é uma versão muito saudável e deliciosa, com aveia e mel de laranjeira, que me foi gentilmente oferecido pela It By Jugais.

   Aqui fica a proposta de hoje... usei leite gordo para obter um iogurte com consistência sólida, mas já experimentei com iogurte meio gordo e fico com iogurte liquido... Neste caso acho preferível usar o leite gordo para ficar com uma textura mais cremosa.

1l leite gordo
200 ml iogurte natural (ou de sabores a gosto)
1 colher de açúcar (opcional)
Mel de laranjeira
Aveia

Coloque o leite num tacho e deixe levantar fervura.

Deixe arrefecer até cerca dos 37ºC, saberá que atingiu esta temperatura quando colocar o dedo e sentir que o leite se encontra à temperatura da pele.

Coloque o iogurte e o açúcar e mexa.

Deite nos copinhos onde vai deixar o iogurte uma colher  de mel e outra de aveia. Deite o leite por cima e coloque num tabuleiro. Envolva com um pano grosso, e coloque num local quente durante cerca de 8 horas (o forno morno, mas desligado, pode ser uma boa opção).

Depois é só guardar no frigorifico e comer fresco.

Bom apetite!



36 comentários:

  1. Bela sugestão!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Deve ser bem agradável! :)

    Adorei esta sugestão de iogurte!*

    ResponderEliminar
  3. Òtima sugestão para quem não tem iogurteira!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Excelente para quem não tem iogurteira, ficaram com optimo aspecto e adoro esse mel

    ResponderEliminar
  5. Esta sugestão é excelente para mim que não tenho iogurteira :)
    Adorei e quero muito fazer :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Paula,
    Nunca fiz o iogurte adicionando na preparação a aveia, vou experimentar, muito boa sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Excelente sugestão. Parecem mesmo deliciosos. beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Paula, que ótima ideia de colocar o mel com a aveia já nos copinhos, eu não sabia que dava certo assim, vou fazer... é uma sugestão muito prática e deve ficar delicioso!
    Obrigada por citar o meu link!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  9. Que delicia! Adoro!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  10. Olá,

    ai, ai que maravilha, estão perfeitos estes iogurtes, e o melhor é que não tenho iogurteira.
    Vou já levar a receita comigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adoro, cai sempre muito bem iogurte com mel e aveia.
    bjos querida

    ResponderEliminar
  12. Eu costumo adicionar 1 colher de leite em pó para ficarem mais riginhos, de resto, faço igual, com manta! ;) Ficam ótimos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Paula querida, esse iogurte é mesmo uma delícia.
    A receita da amiga Oslaine e o teu reforço na receita, deve ter ficado mais delicioso ainda kkkk

    Bjsss amiga e uma linda noite p/vcs

    ResponderEliminar
  14. Eu numa tentativa pouco convencida de emagrecer dois ou 3 kilitos para o casório do meu sobrinho ando a comer iogurtes naturais com aveia ao pequeno almoço, essa é uma boa ideia, fica já a mistura feita :-)

    ResponderEliminar
  15. Que iogurte com tão bom aspecto!! Adorei esta sugestão e eu até costumo fazer iogurtes em casa :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Adoro iogurtes caseiros e os teus tem um aspeto delicioso... fresquinhos,,,, hummmmmmmmmm!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  17. Devem ter ficado uma delicia.
    Gostei muito.
    bj

    ResponderEliminar
  18. Ainda não tenho iogurteira... vou ter que experimentar esta técnica!
    Que bonitos os teus iogurtes!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Há anos que não faço iogurtes caseiros. Que boas lembranças do sabor inconfundível. Essa forma parece muito mais simples! Nada como experimentar.

    ResponderEliminar
  20. Olá
    Parece uma delicia.


    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Parece-me uma óptima sugestão :) Também já fiz com leite meio-gordo e obtive iogurte líquido, tenho de experimentar assim ;)

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ResponderEliminar
  22. Olá Paula,

    Esses iogurtes estão fantásticos, é de facto uma excelente opção para quem não tem a maquineta... tenho de começar a fazer os meus ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Paula, este iogurte ficou delicioso e com mel e aveia,...só pode ter resultado muito bem,...
    Beijinhos,
    Espero por ti:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Boa Tarde,
    Deve estar uma delicia!
    bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Oi Paula, iogurte caseiro é tudo de bom e com esse toque de mel e aveia que você adicionou, fica ainda melhor!! Adorei, muito gostoso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Paula,

    uma excelente sugestão, para experimentar um dia destes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que maravilha o iogurte :)
    Eu nunca experimentei fazer iogurtes caseiros, mas ando cheia de vontade! :)
    Com o mel e a aveia devem ter ficado uma maravilha!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  28. Esse iogurte deve ser delicioso!
    Adoro comer iogurtes bem fresquinhos, sabe sempre tão bem.
    Gosto do toque desse mel fragante :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Iogurtes caseiros não tem comparação aos de compra não é? Ficam fresquinhos e sempre ao nosso gosto. Também vi essa receita na Oslaine e gostei, pois também não tenho a iogurteira. Ficou lindo o seu, de mel e aveia é super saudável e fresquinho. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Olá, boa noite!

    Já tinha visto estas tacinhas deliciosas! ;)
    Vim aqui só para lhe dizer que ainda pode participar no desafio: "Um prato com arroz!", no dia 16 de Maio publiquei no blog as alterações ao desafio: http://www.receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-sementes-de-goji-com.html
    Pode assim participar no desafio! É até dia 30 de Maio! São 10 cabazes de arroz Bom Sucesso! ;)
    Conto com a sua participação!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!