domingo, 19 de maio de 2013

REVANI, BOLO GREGO DE AMÊNDOAS E SÊMOLA DE MILHO PARA UM WORLD BAKING DAY


   O Revani é um bolo popular na Grécia e muito simples de preparar.

   Este passou a ser provavelmente um dos meus bolos preferidos... A calda que leva por cima torna-o delicioso e com uma textura húmida e perfeita... E com um toque de canela, então?! Adorei. Foi a primeira vez que usei sêmola de milho em bolos mas não me arrependi, o resultado fala por si próprio! Experimentem e digam-me de vossa justiça!

   Este bolinho hoje é para comemorar o World Baking Day... convido-vos a arregaçarem as mangas e porem as mãos na massa, com este revani ou outro qualquer bolo da vossa preferência! Vamos a isso!...

Calda:
1 chávena de açúcar
3 chávenas de água
1 pau de canela
Casca de laranja
Cravinhos

Massa:
6 ovos
1 chávena de açúcar
125 grs de manteiga à temperatura ambiente
1 chávena de sêmola de milho
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1 chávena de amêndoas raladas
Essência de baunilha
2 colheres de sopa de brandy

Prepare a calda colocando todos os ingredientes num tachinho e, depois de levantar fervura deixar cerca de 15 minutos.

Bata a manteiga amolecida até estar cremosa e leve. Acrescente o açúcar e os ovos individualmente, batendo entre cada adição.

Noutra taça misture a sêmola de milho, a farinha de trigo, o fermento e as amêndoas. Envolva tudo e acrescente gradualmente ao preparado anterior.

Termine colocando a essência de baunilha e o brandy.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC numa forma quadrada ou rectangular untada com manteiga e farinha cerca de 30/35 minutos.

Quando retirar do forno corte em quadrado ou losangos e regue generosamente com a calda entretanto arrefecida.

Retire da forma depois do bolo ter arrefecido.

E depois, deliciem-se!

42 comentários:

  1. Este bolo deve ser simplesmente delicioso!
    O toque de canela, então, deve torná-lo bem especial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vou ter de experimentar este bolo.Gosto de bolos com textura húmida e tem ingredientes interessantes...o aspecto é muito delicioso.bjs,violeta

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta receita! Vou inclusive guardar nos favoritos para não me esquecer onde a vi!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que original :D Deve ficar com um saborzinho bem diferente, gostei muito da sugestão :D

    Beijinhos e tem um óptimo Domingo! :D

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante esta receita! Já guardei para experimentar. :)
    Beijinho e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  6. Tenho de experimentar, que aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  7. Linda e deliciosa participação Paula, mas me diz o que seria o brandy? hehe, bom domingo bjs !!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Paula: que bolinho delicioso e que excelente participação. Nunca fiz bolos com sêmola e fiquei bem curiosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Maravilhosa esta receita! Vou ter de experimentar!
    Beijinhos
    E um bom Baking Day! :)

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Paula,
    Esta combinação de sabores é perfeita, fiquei muito curiosa para fazer o bolo, este está divino.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha! Deve ser bem saboroso e fiquei curiosa com o sabor desse bolo!
    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  12. Lindo e simples, como eu tanto gosto.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Nunca usei sémola de milho! Mas já vi algumas receitinhas!!
    E se tem amendoas, ja me tens conquista!
    Eu já estou a imaginar esse bolinho com essa calda, que tem que ser maravilhosaaaa!!
    Levo uma fatia, sim?
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  14. Parece tão bom e tão húmido! Mais uma vez encontro a sêmola de milho, deve dar bom sabor de facto! :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  15. Esse bolinho parece ser uma delicia....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ficou lindo e tem um mesmo super delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Também gostei e não provei. :p
    Delicioso aspecto. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela participação Paula, este bolo com esta calda só pode ter ficado delicioso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  19. Paula adoro bolos simples! Adoro e claro esta ja na lista! So fiquei com uma duvida - a medida da chávena. Mais ou menos 250ml/gr? Um beijinho e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  20. Nunca fiz bolo de sêmola de milho, mas fiquei com muita curiosidade :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Um bolinho muito apetecível, pela textura que mostra e pelos ingredientes.
    Vou roubar
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Que bolinho bom, e pelos ingredientes deve ser super saboroso e aromático :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  23. Deve ficar com um sabor bem diferente e agradavel.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  24. Olá Paula, :)

    Lindo o bolo, perfeita a participação no World Baking Day...
    Fiquei a pensar na calda e em como terá ficado molhadinho... humm... :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
  25. Nunca utilizei sêmola de milho,o aspecto deste bolo ficou de babar Paula. Adoro experimentar novos sabores e vou procurar a sêmola, está com um aspecto leve e bem perfumado. Adorei. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  26. Que maravilha de bolo quero experimentar
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  27. Olá Áurea!

    Vim retribuir sua visita e me deparei com esta deliciosa receita de bolo com amêndoas! Me parece delicioso e já anotei para em uma próxima oportunidade, fazê-lo.
    Evidentemente, tornei-me seu seguidor também, para que caminhemos juntos, neste universo culinário.

    Beijinhos.

    Luiz

    ResponderEliminar
  28. Adorei essa receitinha, bolo fofinho e húmido bem ao meu gosto. Beijinhos e boa semana,

    ResponderEliminar
  29. deve ser muito bom!
    não conhecia este bolo mas acho que vou gostar :))

    ResponderEliminar
  30. Paula querida, mais uma delícia né?
    N/sei se encontro sêmola de milho por aqui, vou procurar e se encontrar, com certeza vou experimentar essa delícia.

    Bjssssssss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vc.

    ResponderEliminar
  31. Com um toque de canela, só pode ser bom!
    Lindo bolo, molhadinho com essa calda aromatica e com amêndoa que adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Fiquei super curiosa com esta combinação de ingredientes! Sobretudo a introdução da sêmola de milho (também nunca experimentei)
    A ver pelo aspecto húmido, será certamente deliciosa!


    Muitos beijinhos
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-aniversario-3.html

    ResponderEliminar
  33. Que lindo bolo :)
    Essa calda deixou-me encantada! Terei que a experimentar :)
    Um bolo simples e saboroso sabe bem a qualquer altura!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  34. Um belo bolo, já comia um pedacinho!
    Excelente participação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. Bolinho delicioso,,,


    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  36. Húmido e com um toque de canela, também já gosto. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!