terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DOCE DE ABÓBORA COM CANELA E TANGERINA

 
 
 
   Preparar doces e compotas é umas das coisas que mais gosto nesta altura do ano... Adoro o sentimento de aconchego em ver os doces todos em frasquinhos e imaginá-los numas torradinhas ou scones na companhia de bons amigos e de conversas interessantes!
 
  Tive a sorte de me darem várias abóboras, o que me permitiu fazer um bom stock de doce... e sempre que precisar, posso voltar a fazer mais uma panelinha!
 
   Este é um dos meus doces preferidos e existem inúmeras variações, com o acréscimo de vários ingredientes. Esta é a versão que fiz mais recentemente...
 
 
1 kg de abóbora sem casca ou pevides
750 grs de açúcar branco
2 paus de canela
1 colher de canela em pó
Casca de 2 tangerinas
 
Colocam-se todos os ingredientes num tacho e deixa-se ferver. Se quiser triture com a varinha mágica. Eu triturei mal, porque gosto de sentir os pedacinhos de abóbora no pão.
 
Retire do fogo quando obtiver o ponto de estrada (colocar um pouco de doce num prato, passar com a colher e a "estrada" não se fechar).
 
Coloque em frascos esterilizados e delicie-se quando quiser!
 
 
 
 

21 comentários:

  1. uma óptima prendinha de natal!...e com ingredientes da estação.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Paula,
    Uma agradável combinação de sabores produziu um delicioso doce, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

    ResponderEliminar
  4. hummm...que bom!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ai que delicia :) deve ser mesmo delicioso:)

    http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Paula, doce de abóbora é um dos meus favoritos e com canela e tangerina deve ficar uma delicia!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  7. Está com uma cor linda esse docinho :) agora já comia numa torradita :)
    gosto muito de doce de abóbora e também já fiz.
    Bjns

    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Parece-me tão bem, Paula ! :)

    A junção da abóbora e da tangerina devem ser um sucesso e a cor não engana ! Ficou lindíssimo, o toque final com a canela foi de Mestre ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Olá
    O que eu adoro doce de abobora! Ainda no outro dia fiz, mas já não resta nada... uso sempre canela, mas nunca experimentei colocar a tangerina, tenho de experimentar :)

    Beijinhos,
    Marisa
    http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que delicia de doce...com ingredientes super harmoniosos,que deu pra sentir de longe o gostinho...muito bom!!!
    Adorei tudo que vi por aqui...venha me visitar tambem,vou adorar! Beijinhos

    Sharon

    http://viramexeefaz.blogspot.com/2012/12/primeiro-sorteio-do-blognao-fique-fora.html

    ResponderEliminar
  11. Adoro o cheiro de doce acabadinho de fazer.

    ResponderEliminar
  12. Que bela cor...
    Deve estar tão tao bom.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Adoro doces de abobora e este com tangerina ficou excelente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Que belo docinho e ficou com uma cor linda. Eu também adoro fazer doces e mais ainda de os oferecer no Natal, todos vestidos para a festa. Ficam uns potezinhos lindos e coloridos todos juntos.

    Bjnhos e uma semana fabulosa.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Oi Paula, que combinação interessante, abóbora com tangerina, deve ter ficado uma maravilha!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
  16. Que acolhida deliciosa! Chegar num blog e ser recebida com um doce perfumado com canela e com tangerina! Este blog tem um cheiro delicioso de carinho e de especiarias. Temos algumas coisas em comum, também adoro os sabores do mundo! ;)
    Obrigada pela visita, vim retribui a sua, e vou ficando por aqui!
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Nada melhor neste tempo que um belo docinho para barrar numa torradinha nestas tardes geladas :)
    Esse doce ficou com uma cor e textura maravilhosa!!!
    Beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
  18. Ciao!
    Il tuo blog è fantastico, mi piace di iscriverti nei miei siti web e visitatori di che ti chieda un link al mio sito, e quindi a beneficio sia più visite.

    Rispondo a munekitacate@gmail.com

    besoss!
    Emilia

    ResponderEliminar
  19. Doces..... que tentação!
    Abóbora com canela e tangeria, excelente combinação. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!