quinta-feira, 13 de junho de 2013

DOCE DE GINJA



   Depois de uns revigorantes dias passados na calma do Alentejo voltei com uma cesta cheia de ginjas.

   Não são propriamente um fruto que costumasse consumir, até porque são um pouco amargas, mas nesta versão em doce ficou excelente. Também fiz algumas experiências com alguns licores, mas esses ficam para outro dia...


 
 
     E foi assim que o fiz...
 
1 kg de ginjas descaroçadas
800 grs de açúcar mascavado
1 pau de canela
 
Limpe as ginjas e retire-lhes o caroço. Coloque num tacho para ir ao lume juntamente com o açúcar mascavado e com o pau de canela.
 
Deixe ferver. Triture com a varinha mágica. Coloque novamente ao lume até que o doce fique em ponto de estrada (colocar uma colher de doce num prato e fazer um risco, a estrada,  que, se não se unir, indica que está no ponto certo).
 
Coloque em frascos esterilizados e deixe arrefecer antes de tapar.

 
 

27 comentários:

  1. Oi Paula,
    Quando estive em Portugal conheci essas frutinhas e as experimentei em forma de licor, que gostei muito.
    Esse doce deve ficar bem gostoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  2. Este doce deve ser delicioso, gosto muito de ginjinha e este doce ficou um apetite :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula,
    Belíssima fruta, encanta-me, adoraria saborear esse lindo doce, é sem dúvida delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Não conheço esta fruta por aqui (seria parecida com cereja????)... Mas, a cor do doce e a sua apresentação me deixaram com vontade de experimentar.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. O meu ficou com ponto a mais, alguém sabe como compor

      Eliminar
  6. Que lindas frutas Paula, eu não conhecia, o doce tem um brilho maravilhoso!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  7. Também fui para o campo no fim de semana prolongado e, apanhei cerejas, também trouxe para casa 2 caixas :)
    Já tinha feito compota com uma caixa de cerejas que a minha mãe me tinha trazido semanas antes, é de aproveitar porque é um fruto muito sensivel que se estraga depressa senão for consumido.

    Adorei as tuas fotografias.

    Bjcs

    ResponderEliminar
  8. Paula querida, que linda frutinha, não conheço lembram muito as cerejas não é? Pelo menos de aparência, a cor é fantástica e seu doce ficou lindíssimo. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  9. Nunca provei doce de ginja mas deve ser uma maravilha!

    ResponderEliminar
  10. Belas ginjas ,em doces devem ficar uma delicia.
    Gostei muito do aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Paulinha as tuas actualizações nao me chegam por email!! tens isso a funcionar?
    Agora não importa porque já vi o que tens por aqui!!
    Começo pelo doce!!
    Adoro cerejas, ginjas e afins!! E já estou aqui de convidada com o paozinho pro lanche!!
    Vai preparando o chá!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Estive a ver na lista de e-mails e aquele que acredito ser o teu diz "unverified", não sei porquê nem como alterar... Queres tentar outra vez? Eu elimino este registo, pode ser que feito de novo resulte...
      O chá já vai a caminho!
      Bjs

      Eliminar
  12. Paula,
    que doce perfeito, adoro a cor.
    E sim, adoro Ginjas :) Recebi uma cestinha delas e adoro comer.
    Não sobra nada para a compota mas pode ser que consiga mais umas quantas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Paula, que lindo... deve ser deliciosa... bjs

    ResponderEliminar
  14. esta com uma cor mt bonita e mt cremoso gostei mt ja levo uma para o meu café de amnha bjs bfs

    ResponderEliminar
  15. Paula querida, eu não conheço ginja é muito parecida com cerejas, teu doce ficou lindo...

    Bjssssss querida e um lindo FDS

    ResponderEliminar
  16. Que fruta linda não conhecia,adorei o doce
    beijos

    ResponderEliminar
  17. Está lindissimo o teu doce! Nunca provei doce de ginja, mas deve ser muito bom.
    Eu fiz na quinta-feira doce de cereja. Como as cerejas são mais escuras, ficou mais escuro, e não triturei. Gosto de encontrar as cerejas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Na minha terra também se faz licor de ginja.E doce de ginja.Pode fazer com as ginjas inteiras com caroço;).Eu adoro este doce.
    bjns,violeta

    ResponderEliminar
  19. Que cor deliciosa! :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Paula :)

    LINDA a cor desse doce de ginja, também adoro o licor que é feito com elas ! :)

    O Alentejo é um local óptimo para descansar e também passear, adoro ir lá comer aos tipicos restaurantes ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Estou a faze-lo, mas a receita da minha mãe não se triturava, mas eu vou esprimentar

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!