segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ENXOVALHADA ALENTEJANA

 


   Nestas férias fui passar uns dias ao Alentejo, onde tenho família... Muito calor, muito sol e também muitos aniversários.

    Numa destas festas provei uma "enxovalhada" e adorei! Aproveitei logo para pedir a receita e achei que o tema desta edição do grupo "Dia Um... na Cozinha" era ideal para a partilhar.






   Se puderem visitem a página do facebook do grupo porque acredito que por lá passem bolos irresistíveis!

  Entretanto aqui fica este, um bolo tão simples, mas tão bom!......


250 grs de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
250 grs de açúcar branco
4 ovos
1 chávena de óleo vegetal
1 chávena de leite
Raspa de limão

Açúcar branco
Canela em pó Suldouro


Misture a farinha com o açúcar. À parte junte os ingredientes líquidos.

Misture tudo e bata bem.

Adicione a raspa de limão.

Coloque numa forma  quadrada ou rectangular untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Por cima polvilhe com a canela em pó e uma generosa camada de açúcar.

Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC até que o bolo fique cozido e com o açúcar um pouco caramelizado.













15 comentários:

  1. Olá,

    Não conhecia esse bolo. Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/09/dia-um-na-cozinha-e-um-bolo-de-maca-e.html

    ResponderEliminar
  2. Vou acrescentar este bolo à minha lista, não conhecia mas acho que os ingredientes combinam muito bem :)

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este bolo.
    Gostei muito do aspecto
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ola Paula

    Apesar de nao conhecer este bolo, acabo por ficar ja fã dele por causa da canela que eu tanto gosto.... ficou com.um.aspeto excelente e so pode mesmo ser delicioso!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Oi Paula!
    Peguei correndo essa receitinha pq parece hiper deliciosa. Bolo com canela é bom demais...
    Bjssss amiga e uma semana de paz e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  6. Que participação deliciosa! Ficou com óptimo aspecto...ia já um quadradinho desses! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Olá.....
    Que maravilha! Adorei!
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Olá Paula :)

    Belíssima participação a tua com uma sugestão que, definitivamente, eu não conhecia e adorei conhecer !
    Obrigada por teres vindo à festa e nos teres prendado com tamanha iguaria do nosso tão lindo Alentejo ! :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  9. Paula querida já ouvi falar maravilhas das receitas alentejanas. Esse bolo não conhecia. deve ser delicioso a julgar pelas fotos e receita. Bela participação.Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu, que até tenho uma costela alentejana, não conhecia este bolo. Mas, se for como a doçaria da região que eu conheço, deve ser uma delícia. Vou guardar a receita.

    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia a receita e fiquei bem curiosa. Ficou com um aspecto delicioso! beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!