terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

JIAOZI PARA DAR AS BOAS VINDAS AO ANO NOVO CHINÊS


 
 
   
     Desta vez rumamos a Oriente... Vamos até à China e celebrar a chegada do Ano Novo Chinês! Entramos no Ano do Macaco de Fogo no calendário Chinês.
 
    O Ano Novo Chinês, também chamada Festa da Primavera, é a mais importante festa das comunidades asiáticas de todo o mundo.
 

Year of the monkey papercut frame art vector art illustration:
 
 
    À semelhança do Natal ocidental, nesta celebração as pessoas tiram férias, na chamada 'semana de ouro', reúnem-se em família e amigos, as pessoas vão aos templos rezar, enfeitam a casa com coisas típicas para trazerem boa sorte. O vermelho é a cor que marca esta festa, sendo símbolo de prosperidade, felicidade, sorte, fortuna e afasta as coisas más.

    A celebração do ano novo dura 15 dias, inicia-se no dia mais escuro, de lua nova e vai até ao dia mais brilhante, a lua cheia. O último dia é chamado de Festival das Lanternas.

   O jantar de ano novo é a refeição de prestígio, come-se peixe como prato principal e bolinhos feitos de farinha de arroz, recheados com os mais variados ingredientes. Os restantes 15 dias são celebrados em família e com amigos, em refeições partilhadas, pedindo aos antepassados e aos Deuses bênçãos e boas energias para o ano que vem.
  
   Também os alimentos usados são escolhidos com o intuito de trazerem boa fortuna. Por exemplo, crê-se que as tangerinas e laranjas proporcionam riqueza e fortuna, e se tiverem folhas, simbolizam a longevidade. Também os noodles, a massa típica asiática, traz esperança de uma vida longa.
 
   A receita que vos trago hoje é também presença assídua nas mesas de ano novo. São os Jiaozi, uns bolinhos recheados com os mais diversos ingredientes e que podem ter formatos também diversificados e que se acredita trazerem prosperidade a quem os come. Para verem melhor como fazê-los, podem ver aqui
 
Alho picado
Gengibre picado
Cebola picada
Azeite
Rebentos de soja
Molho de soja
Malagueta picada
Carne de porco picada
Camarões descascados
Folhas de couve cortada em juliana
Amido de milho e água
Folhas de wonton
 
Molho:
3 colheres de molho de soja
1 colher de vinagre de Arroz
Alho picado
Cebolinho
Malagueta
 
 
Coloque num wok o gengibre, o alho, a malagueta e a cebola juntamente com o azeite, durante uns segundos. Acrescente a carne, o camarão e as folhas de couve bem picados.
 
Adicione os rebentos de soja, o molho de soja e um colher de chá de amido de milho dissolvida em duas colheres de sopa de água.
 
Deixe cozinhar e retifique o tempero. Deixe arrefecer.
 
Recheie as folhas de wonton, como demonstrado nos vídeos que referi acima.
 
Coza em água abundante durante poucos minutos ou a vapor.
 
Para preparar o molho para acompanhar os jiaozi misture todos os ingredientes.
 
E feliz ano do macaco!
 
 
 
 
 
 

.

4 comentários:

  1. deve ser uma delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. se há coisa que eu adoooroo e era capaz de comer sem me cansar são os variados dim sum chineses!!! O meu marido costuma fazer, mas faz a massa de raíz e nem sempre corre bem, da tua experiência, as folhas de wonton são fáceis de trabalhar? O bolinho sai bem ou desmancha muito?
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Miranda!
      As folhas de wonton são fáceis de trabalhar, podes comprar redondas ou quadradas e normalmente corre bem... só acho que é preciso algum treino para os deixar bonitinhos, com as preguinhas e dobras, mas não me costumam desmanchar.
      Bjs

      Eliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!