quinta-feira, 2 de novembro de 2017

PAN DE LOS MUERTOS




 A viagem de hoje destina-se à América Latina, mais concretamente ao México, onde no dia 2 de Novembro se comemora o Dia dos Mortos, uma festividade declarada pela UNESCO com Património Imaterial da Humanidade.

Esta é uma celebração de origem indígena que atualmente começa a 31 de Outubro e se prolonga até ao dia dos Fiéis Defuntos, a 2 de Novembro, honrando os mortos. De facto, parecem existir relatos de rituais da era pré-hispânica, onde os astecas, maias ou totonacas, entre outros, praticavam um culto de contornos semelhantes, onde se celebrava a vida, exibindo crânios como troféus em rituais que comemoravam a morte e o renascimento.

É uma festa bem animada, havendo a crença de que os mortos vêm visitar a família, daí que se festeje com comida diversa, bolos, música e doces. As pessoas enfeitam as casas com flores, velas e incenso e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. Fazem-se máscaras de caveiras coloridas e exuberantemente decoradas, vestem-se de esqueletos ou de morte.

Uma das especialidades típicas desta festividade é o Pão dos Mortos, que vos trago hoje. O "Pan de Muerto" é um pão  doce adornado com figuras, normalmente ossos e caveiras e polvilhado com açúcar, que faz parte das oferendas colocadas nos "altares dos mortos", próprios nestas tradições.

Experimentem e... Feliz Dia dos Mortos!....



500 gr de farinha de trigo
1/4 chávena de chá de açúcar
1/2 colher de café de sal
1/2 chávenas de chá de manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ovos
1 chávena de chá de leite
1/2 colher de café de erva doce em pó
1/2 colher de sobremesa de canela em pó
3 colher de sopa de infusão (chá) de flor-de-laranjeira
1 gema
Manteiga derretida a gosto
Açúcar em pó a gosto
Forme um vulcão com a farinha, faça um buraco no meio e no centro coloque o açúcar, o sal, a manteiga, o fermento, os ovos e um pouco do leite (reserve o resto).
 
Misture pouco a pouco todos os ingredientes. Adicione a erva doce, a canela e o chá de flor-de-laranjeira. Amasse até unir todos os ingredientes e coloque o resto do leite.
 
Continue amassando até que a massa se desprenda por completo das mãos. Deixe descansar cerca de uma hora ou até dobrar o tamanho.
 
Molde a massa em formato de montanha e deixe uma pequena parte para decorar. Com a massa que sobrar molde "ossos" e  uma "caveira". Coloque o pão numa assadeira previamente untada e decore com os "ossos" e a "caveira". Pincele com a gema de ovo por cima da massa e leve ao forno médio pré-aquecido (180º) por cerca de 25 a 30 minutos.
Quando o pão estiver frio, pincele com manteiga derretida e espere cinco minutos para secar. Em seguida polvilhe o açúcar em pó.





2 comentários:

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!