terça-feira, 22 de maio de 2012

WAFFLES


Os waffles têm a sua origem na Bélgica e remontam à Idade Média, altura em que eram usados como hóstias nas igrejas, ainda que sob outro formato. Os ferros de fazer os waffles consistiam em placas de metal com um brasão ou uma paisagem em vez da atual forma de favo de mel.

O nome waffle deriva da forma que era usada na sua elaboração (wafer).

Mas, mais do que história, aqui vos deixo a receita para poderem preparar por vocês mesmos esta sobremesa que tantos adoram... Com estas quantidades podem preparar cerca de 8 waffles.

8 colheres de farinha
1 colher de chá de fermento
1 ovo
5 colheres de açúcar
1 chávena de leite
100 grs de manteiga
Sal
Essência de baunilha

Numa tigela coloque o leite morno e a manteiga, mexendo bem para que ela derreta e se dissolva.

À parte noutra tigela grande coloque a farinha, o fermento e o açúcar e misture. Acrescente a gema e mexa. Deite cuidadosamente o leite com a manteiga, a baunilha e o sal e bata tudo até ficar tudo envolvido. Deve ficar uma massa com alguma consistência, de modo a melhor se conseguir deitar na forma de waffles. É importante colocar o sal numa boa quantidade (mas sem exagero), de modo a que depois de pronto, os sabores do waffle sobressaiam.

Bata a clara em castelo bem firme e incorpore delicadamente na massa. Deixe repousar cerca de 45/60 minutos e depois prepare os waffles de acordo com as instruções da máquina.

Retire-os da máquina e coloque sobre uma grelha para arrefecer, de modo a que fiquem estaladiços.

Acompanhe com o que preferir, uma bola de gelado, calda de chocolate, compota, fruta, açucar e canela ou simples...

Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!