sábado, 6 de outubro de 2012

CAUSA LIMEÑA

    

   Apesar do Verão estar a acabar, ainda nos restam alguns dias mais ou menos quentes... assim proponho-vos, ainda, este prato fresco que nos permite fazer uma despedida  desta estação... 

   A causa limeña é um prato peruano, que data da guerra entre o Perú e o Chile. Conta-se que em Lima os soldados estavam a lutar em condições muito complicadas e com dificuldades em angariar dinheiro para a alimentação. Surgiu, assim, este prato, criado com ingredientes simples, locais e baratos e baseado numa preparação precolombiana que começou a ser vendido pelas ruas e era apregoado "Por la causa...". E assim o nome pegou e o prato ficou conhecido como um símbolo do país.

   O ingrediente principal são as batatas amarelas, "las papas", que por cá não se encontram pelo que fiz uma adaptação, usando batata branca com açafrão, mas também podem utilizar batata doce. Aqui vai...

Batatas
Açafrão
Malagueta picada
2 colheres de azeite
1 cebola picada
Sal e pimenta a gosto

1 lata de atum
3 colheres de sopa de maionese
Salsa picada
3 ovos cozidos
Azeitonas pretas
1 abacate bem maduro
Sumo de limão

Salsa para decorar

   Comece por cozer as batatas com sal e um pouco de açafrão. Quando estiverem cozidas esmague-as fazendo um puré. Junte a malagueta e a cebola picada, o azeite, o sal e a pimenta. Envolva bem. Reserve.

   Numa taça misture o atum escorrido com a maionese, a salsa e a cebola picada.

   Descasque o abacate e corte-o em laminas. Regue com 2/3 gotinhas de sumo de limão para não oxidar.

   Num tabuleiro coloque uma camada de batatas (cerca de 1/3 do puré), seguida do creme de atum e maionese e de mais 1/3 do puré de batata. Disponha as laminas de abacate sobre o puré e termine com uma camada de puré.

   Corte os ovos cozidos às rodelas e decore o prato usando também as azeitonas pretas e a salsa picada.

  

1 comentário:

  1. Simples, fácil, com uma apresentação excelente e de certeza muitíssimo saboroso. Uma receita diferente com os ingredientes de todos os dias. Óptima sugestão, obrigado.

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!