segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PROFITEROLES COM SORBET DE TANGERINA



     Os profiteroles são um clássico da cozinha francesa que datam do século XVI, criados a pedido da Catarina de Médicis... Ao longo do tempo têm vindo a ser aperfeiçoados, mas na sua essência foram sempre preparados com a massa de choux... aqui ficam...


Massa:

250 ml água
100grs de manteiga sem sal
1 pitada de sal
165 grs de farinha de trigo
5 ovos

Creme de Chocolate:

Chocolate preto
Natas de soja
Essência de baunilha

Sorbet de tangerina


Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Ferva a água com a manteiga e o sal. Acrescente a farinha toda de uma vez e cozinhe, mexendo sem parar com uma colher de pau até a massa cozer e se despegar do tacho.

Deite a massa numa tigela para arrefecer.

Bata os ovos e, assim que a massa arrefecer comece por acrescentá-los aos poucos, batendo com a ajuda de uma batedeira elétrica, até obter uma mistura mole, lisa e brilhante. Coloque a massa num saco de pasteleiro e faça montinhos separados cerce de 5 cms para não se colarem aquando da cozedura.

Leve ao forno cerca de 30/35 minutos ou até estarem cozidos. Retire-os do forno e deixe arrefecer durante alguns minutos, colocando-os numa grade para arrefecerem.

Prepare o creme de chocolate fervendo as natas e misturando nelas o chocolate e a baunilha mexendo sem parar até obter um preparado cremoso e brilhante.

Abra os profiteroles e recheie-os com uma colher de sorbet de tangerina. Coloque-os numa taça e regue com o molho de chocolate. Sirva de imediato.

4 comentários:

  1. Têm um aspeto maravilhoso e devem ter ficado deliciosos. Adorei!

    Bjnhos e uma semana doce.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  2. Olá:) Sou a Formiguinha!
    Cheguei aqui através do TudoReceita.pt. Como sou muito curiosa e gosto de conhecer blogues novos aqui estou para conhecer o teu cantinho. Adorei porque tem receitas muito deliciosas como estes profiteroles que meu filho adora:) Infelizmente já não faço à bastante tempo...

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada... Espero que o blog seja sempre do teu agrado e, se quiseres vai contribuindo com sugestões!!

      Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigada pelo seu comentário...
Volte sempre!